Conheça os benefícios das frutas

frutas

As frutas são alimentos que oferecem uma grande variedade de sabor, aroma e muitas propriedades nutricionais, que são importantes para o bom funcionamento do organismo. São ricas em vitaminas, minerais e água.

Algumas mais conhecidas do que as outras, diversas frutas foram esquecidas da alimentação do brasileiro, até mesmo pela dificuldade de encontrar em mercados e outros locais. Veja abaixo algumas frutas e suas propriedades:

Manga: a manga é uma fruta apetitosa, sendo rica em vitamina A, C e do complexo B, além de contar com um alto teor de fibras. Ideal para manter uma pele saudável, bom funcionamento do intestino, combate aos radicais livres. Melhora a saúde do coração, visão e sistema imunológico.

Acerola: é a fruta rica em vitamina C, ajuda a prevenir gripes e resfriados, contém cálcio, ferro, fósforo, vitamina A, B1, B2 e B3. Ideal para saúde do coração, memória, olhos e pele.

Goiaba: é uma fruta super perfumada, com baixa quantidade de açúcar, rica em vitamina C e B. Auxilia no combate à infecções e hemorragias, fortifica os ossos. Por possuir grande quantidade de licopeno, ela ajuda a prevenir o câncer.

Caqui: fruta pouco calórica, possui vitamina A e C. Ajuda a manter a saúde do coração, visão e sistema imunológico. Auxilia na longevidade.

Uva: deliciosa e refrescante, é rica em antioxidante e potássio, além de cálcio, fósforo, ferro e vitamina C. Boa para a saúde do coração, memória, pele, rins e aparelho digestivo. Devido o seu poder antioxidante auxilia no retardo do envelhecimento.

Pêssego: é uma fruta doce, porém pouco calórica , sendo fonte de potássio e fibras. Auxilia na saúde da pele, digestão. Ajuda a combater a fadiga e aumentar a resistência física.

Abacaxi: doce e com um delicioso aroma, é rico em vitamina A, B e C, além de sais minerais e fibras. Ajuda a manter a saúde do coração, visão e sistema imunológico.

Agora é só escolher a melhor forma de consumi-las, ai vai algumas dicas:

- salada de frutas;
- vitamina de frutas com leite;
- cortadas em pedacinhos e colocadas junto com saladas;
- incrementar pratos como carnes, frangos e peixes;
- frutas com mel; - assadas no forno com canela;
- sucos.

Dra. Beatriz Carvalho
Nutricionista

Artigo baseado em evidências científicas, para conhecer a fonte entre em contato com o autor: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Qual a quantidade de gramas de açúcar por dia?

acucar

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que o consumo de açúcar não ultrapasse os 10% das calorias na dieta. Por exemplo: um adulto que consome 2500 Kcal por dia não deve ultrapassar as 250 Kcal/dia de açúcar. Cada grama deste hidrato de carbono contém 4 Kcal; logo, o consumo de açúcar deveria ser no máximo de 62,5g que corresponde, em medidas caseiras, a cerca de cinco colheres de chá por dia.

Há benefícios no consumo de açúcar?
O açúcar contém substâncias que estimulam o cérebro a produzir serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e prazer.

Quais são os pontos negativos?
O açúcar é rico em calorias e pobre em nutrientes, motivos pelos quais devemos restringir ainda mais o seu consumo.

Porque tomar água?

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Ai vão alguns dos muitos benefícios da água para a nossa vida. Toda água mineral traz benefícios para a saúde e à beleza , Além de repor energias e favorecer o funcionamento adequado de músculos e nervos, tem efeitos benéficos especialmente para a pele, por hidratar e eliminar as toxinas resultantes da queima das células.
A Sede É muito importante observar que não se deve esperar pela sede para então consumir água.

A sede é um sintoma de desidratação, e que significa que o organismo já está em débito. Quando a falta de água chega próxima a 1% do peso corporal, desencadeia-se no organismo um sistema de alarme sobre o perigo da desidratação: os rins reduzem drasticamente a produção de urina, ao mesmo tempo em que a água contida no corpo é redistribuída, fluindo para órgãos onde ela é essencial para manter as funções vitais, como o coração, o cérebro e os pulmões.

Tome água o tempo inteiro e sintam-se protegidos!

Atenção Mulheres... Que tal ficar com a pele firme e Fantástica?

colageno

Aliando seu treino com colágeno sua pele fica excelente. 30% da proteína do nosso corpo é colágeno – que tem como funções principais formar as fibras que dão sustentação à pele. O colágeno é naturalmente produzido pelo nosso organismo, mas estudos mostram que, a partir dos 30 anos, o corpo sofre uma perda anual dessa proteína em torno de 1%. “Dos 50 anos em diante, a queda aumenta drasticamente”.

Alguns nutricionistas, dermatologistas e médicos ortomoleculares consideram o consumo do suplemento importante a partir dos 30 anos e essencial depois dos 50. Extraído do osso e da cartilagem do boi, o colágeno passa pelo processo de hidrólise (quebra das moléculas de proteína) para ser absorvido facilmente pelo organismo.

Por isso vamos começar a cuidar da nossa pele!